1. Limpe diariamente a cozinha com vassoura e pano úmido, evitando assim qualquer contato entre alimentos e poeira.
2. Fique atento aos principais pontos pelos quais os insetos podem penetrar na cozinha: janelas, ralos e portas. Vede os ralos e mantenha-os sempre limpos; para as portas uma borracha de vedação pode ser bastante útil.
3. Reserve um destino único para cada pano que for utilizar na cozinha. Por exemplo, o pano de chão nunca deve ser utilizado para limpar os pratos, o fogão ou a geladeira. Lave-os sempre separadamente, com água sanitária. Cuidado com os panos de prato; não devem ser utilizados para secar as mãos ou parar qualquer outra finalidade, destina-se, única e exclusivamente, à limpeza dos pratos e utensílios em que os alimentos serão servidos.
4. Limpe os utensílios da cozinha logo após ao uso, para que os resíduos alimentares e gorduras não se transformem em focos de contaminação.
5. Mantenha os azulejos e pias livres de qualquer resíduo alimentar ou outras sujeiras. Lave semanalmente os azulejos e janelas da cozinha.
6. Após o preparo de refeições, lave adequadamente ? produtos de limpeza misturados com água na proporção indicada pelo fabricante ? o piso da cozinha.
7. Limpe semanalmente a caixa de gordura da cozinha, utilizando água em ebulição.
8. Limpe semanalmente a geladeira; o freezer, quinzenalmente. Após enxágüe, utilize um pano limpo embebido em uma mistura de água e vinagre.
9. Cuidado com a água que utiliza nas pias. A rede de tubulação deve estar livre de vazamentos e outros defeitos; a caixa d?água deve ser lavada 1 vez ao ano (residências) ou semestralmente (restaurantes, fábricas etc).
10. Mantenha o cesto de lixo sempre tampado. Lave-o diariamente. Utilize sacos plásticos descartáveis.
11. Limpe o fogão após usa-lo. |
Essas dicas são ótimas, são coisas simples que devemos fazer para mantermos nossa cozinha longe da sujeira e dos germes.
ResponderExcluirMuito bom!!!